quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Seminário Multidisciplinar


ROTEIRO DE TRABALHO 3ºs Anos (A / L)

Disciplinas:

Filosofia, Geografia, História Língua Portuguesa e Sociologia
Professores:
Daisy, Liliane, Magda, Mirya, Renata e Rogério 
Turno:

Matutino


1) Tema: Análise multidisciplinar do Pré-Modernismo

2) Objetivo: Articular, de forma clara e coerente,  conteúdos estudados nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia, Língua Portuguesa e Filosofia para compreender as relações existentes entre o texto literário e o espaço geográfico de sua produção, o momento histórico ao qual se refere, bem como as questões filosóficas e sociológicas implícitas nas obras.
3) Instruções:
a) O trabalho consiste na elaboração e apresentação de um Seminário.
b) Os grupos serão formados com sete componentes e um coordenador será indicado pelos seus integrantes.
c) Cada grupo receberá um tema e deverá desenvolvê-lo de forma criativa e conceitualmente consistente;
d) A apresentação do trabalho deverá ser organizada em power point e entregue ao professor avaliador no dia 26 de março de 2013. Os Seminários serão apresentados na primeira semana de abril.
e) O grupo deve elaborar um folder contendo um roteiro do seminário e entregar uma cópia a cada um dos alunos da sala. Esse material deverá ser colado no caderno de Língua Portuguesa.
f) Cada grupo receberá um fragmento de uma obra Pré-Modernista e terá que apresentá-lo de forma criativa, incluindo explicações sobre a obra completa (características do pré-modernismo presentes na obra e fatos históricos refletidos na mesma) e dados do autor (nascimento e morte, fatos relevantes da vida que influenciam a obra, características do estilo, linguagem do autor e sua relação com o contexto e/ou formação do escritor).
g) O grupo deverá apresentar uma fotografia (de autoria própria) que revele a relação entre o contexto histórico atual e o contexto revelado na obra e elaborar uma “frase máxima” estabelecendo relações entre a fotografia e a temática abordada. Na apresentação da relação existente entre a imagem atual e aspectos da obra, o grupo deve abordar os conceitos de Política e Ética desenvolvidos por Aristóteles de forma consistente e reflexiva.
h) O grupo de deverá apresentar uma charge da época ou sobre a época em que a obra foi escrita, identificando aspectos históricos, sociais, econômicos e geográficos presentes na charge e relacioná-los ao contexto da obra entregue ao grupo.
i) Após a apresentação, o grupo deverá entregar um relatório de participação, listando as tarefas realizadas e o desempenho de cada aluno, indicando inclusive o percentual (de 0 a 100%) da nota merecida de forma individual.
j) Momento Geopolítico: Em algum momento do Seminário, o grupo deverá apresentar uma análise GEOPOLÍTICA, abordando o conceito de lugar/território/nação/estado na organização do espaço geográfico no contexto do autor, obra, fragmento, da charge ou da foto apresentados pelo grupo.


4) Avaliação: o trabalho terá o valor inicial de 10 pontos (cada professor fará a conversão dessa nota de acordo com o valor que o trabalho terá para a sua disciplina), avaliados pelo professor da seguinte forma:


ü  Qualidade do material da apresentação Power Point, Fotografia, Charge (1,0)
ü  Folder  (1,0);
ü  Explicações envolvendo as características da obra indicada, dados do autor e do fragmento selecionado (2,0);
ü  Qualidade da relação estabelecida entre a fotografia, o contexto atual, a obra e os conceitos de Aristóteles  (2,0);
ü  Relação entre a charge e os aspectos sociais, históricos, econômicos e a obra entregue ao grupo (2,0)
ü  Análise Geopolítica (2,0)
5) Disposições gerais:
1)  Este roteiro poderá sofrer alterações para atender necessidades específicas.
2) Caso o grupo não entregue o trabalho até a data estabelecida, receberá a nota ZERO, excetuando-se os casos previstos no Regimento Interno do CEMTN e Manual do Aluno. Essa justificativa não será considerada de forma individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário