quarta-feira, 11 de abril de 2012

Roteiro da Pesquisa de Campo

1) Tema: Fato Social

2) Objetivo: Oportunizar uma reflexão sobre a influência dos Fatos Sociais na forma de agir e pensar dos indivíduos que integram a sociedade, permitindo ao aluno uma experiência prática relacionada a dois objetos de estudo apontados pelos Pressupostos Teóricos do PAS: “O SER HUMANO COMO UM SER NO MUNDO”; “INDIVÍDUO CULTURA E IDENTIDADE”.

3) Instruções:
a) O trabalho consiste na elaboração, aplicação e análise de 10 questionários contendo questões abertas e fechadas sobre o texto “O Caso da Ponte”.

b) O trabalho será dividido em:

Capa: Deverá conter o título do trabalho (Fatos Sociais - Pesquisa de Campo) centralizado. No canto superior esquerdo, o nome da escola. No canto inferior direito, nomes, números e turma do grupo. Na capa, desenhos e ilustrações são opcionais.

Introdução: Espaço reservado para o grupo apresentar as “intenções” do seu trabalho, antecipar algumas informações (conceito de Fato Social, a relação desse conceito com a pesquisa e o papel da pesquisa científica) e alimentar a curiosidade do leitor sobre o conteúdo do trabalho.

Questionários: Momento do trabalho em que o grupo apresenta características do grupo pesquisado e todos os questionários aplicados em sua pesquisa. Não esqueça que cada questionário deve conter informações sobre o entrevistado (idade, profissão, escolaridade, etc).

Análises Quantitativas: Nesse momento o grupo revela uma síntese dos dados encontrados nas respostas dos questionários. Os dados podem ser apresentados em forma de gráficos ou tabelas e devem indicar os percentuais encontrados nas questões “fechadas” do questionário elaborado pelo grupo.

Análises Qualitativas: Etapa do trabalho em que o grupo deverá analisar as respostas “abertas” dos questionários. Um texto deverá ser produzido pelo grupo apresentando reflexões sobre o teor das respostas encontradas e o que elas revelam sobre o grupo entrevistado.

Conclusão: Na conclusão o grupo deverá elaborar um texto analisando a forma como os Fatos Sociais interferiram nas respostas encontradas, os conceitos e pré-conceitos percebidos, as análises críticas que relacionem a pesquisa de campo aos estudos sociológicos e as principais aprendizagens construídas durante a elaboração da pesquisa.

Distribuição ética da nota: Após a conclusão do trabalho o grupo deverá fazer uma distribuição antecipada da nota do trabalho, indicando o nome, número, o percentual da nota que o referido aluno merece e uma lista de atividades realizada pelo mesmo que justificam o percentual indicado. Essa etapa deverá conter assinatura de cada componente do grupo.

ATENÇÃO: Os questionparios devem conter três questões abertas e três questões fechadas. Durante a elaboração do questionário o grupo deve ficar atento ao objetivo de cada questão. O que vocês desejam descobrir diante das respostas apresentadas? Como é possível verificar a influências dos Fatos Sociais  nas respostas apresentadas pelos entrevistados?
Se as questões elaboradas pelo grupo não permitirem profundas análises sobre os conceitos e preconceitos que influenciaram cada entrevistado, durante a análise do caso da ponte, isso comprometerá todo o trabalho.

Data de entrega: 20 de abril no 1º intervalo para o (a) representante da turma.

Um comentário: