domingo, 6 de novembro de 2011

Tribos Urbanas

PROFESSOR ROGÉRIO PÓVOA
ALUNO(A):___________________________________ TURMA:_______  NÚMERO:______

TRIBOS URBANAS

Tribo jovem ou tribo urbana é o nome dado a um grupo de pessoas com hábitos, valores culturais, estilos musicais e/ou ideologias políticas semelhantes. Algumas tribos são alternativas à ordem social baseada na organização familiar, outras são apenas nomes genéricos dados a determinados grupos de pessoas. Tribos jovens são mais comuns em grandes metrópoles, por esse motivo são chamadas de tribos urbanas.
A ideia de tribo urbana é comumente usada para descrever grupos de jovens que buscam se diferenciar tendo por base uma referência de grupo. Tal cultura inclui roupas, acessórios, músicas e gírias específicas para cada grupo. Filósofos, como Michel Maffesoli, e antropólogos, como José Guilherme Magnani, analisaram o fenômeno, que parece tomar uma importância crescente nos tempos atuais. As tribos que frequentam as grandes cidades contemporâneas (emos, punks, skinheads, rastafaris, hip-hoppers e tantas outras) geralmente associam-se a referências culturais cada vez mais globalizadas. Tais tribos são crescentemente exploradas pelas grandes empresas ligadas à chamada indústria cultural, que fazem fortunas reproduzindo e vendendo as preferências desses grupos. As indústrias fonográfica e da moda, só para citar duas, movimentam bilhões de reais ao redor do mundo buscando uma identificação com os gostos e preferências desses jovens. Esse aspecto comercial ajuda a explicar a crescente exposição dessas tribos na grande mídia. Elas não são um fenômeno inteiramente novo.
Desde o fim do século XIX, não por coincidência quando consolidaram-se as grandes cidades industriais na Europa, tais fenômenos se multiplicam ao redor do mundo. A confluência da rebeldia jovem com o mercado de consumo explodiu após o fim da II Guerra Mundial, quando o desenvolvimento do rock and roll mostrou que havia uma multidão de pessoas frustradas com um modo de vida que havia levado o planeta a uma destruição sem precedentes na história humana – e com um prognóstico preocupante, diante do perigo atômico. Música, moda e comportamento foram alterados e influenciados pelo consumo cultural. Nos anos 1960, ídolos jovens como Beatles e Rolling Stones (e a ideia de rebeldia a eles associada) criaram de vez um padrão com o qual nos acostumamos até hoje: ondas sucessivas de novos estilos, que dão origem a bandas, roupas, acessórios e uma série de produtos identificados com a “nova onda”.

Toda Tribo Urbana:

·         É um Grupo Social, portanto guarda características próprias dos grupos sociais que estudamos em sala (turmas da escola, grupo familiar e de amigos, etc.). Embora nem todo grupo social seja uma tribo urbana!
·         Nasce a partir de um conflito (que revela interesses divergentes nas relações sociais).
·         Está baseada em perspectivas de mudanças ou conservações sociais.
·         São constituídas de Projeto (proposta, desejo, intenção), Ideologia (neste caso vamos trabalhar com o conceito de “visão de mundo) e Organização (estrutura hierárquica).


ATIVIDADE

Criar uma “Tribo Urbana” baseada em princípios éticos, considerando todas as características que identificam uma tribo urbana. Sua tribo tem que apresentar:
1.    Nome;
2.    Identificação do conflito que a fez surgir (conservação ou mudança);
3.    Projeto (objetivos e propostas);
4.    Ideologia (visão de mundo);
5.    Tipo de Organização;
6.    Estilo (roupas, músicas, etc.);

Nenhum comentário:

Postar um comentário