terça-feira, 29 de março de 2011

ÚLTIMAS DICAS SOBRE A LINHA DO TEMPO


Dicas sobre o trabalho Linha do Tempo:

1 – A introdução deverá revelar os objetivos do trabalho e provocar no leitor o desejo de ler sua produção. A profundidade dos objetivos deve ficar muito clara e os debates que fizemos em sala sobre a importância da construção do “sujeito histórico” e a diferença entre ser passageiro e ser motorista de sua história devem ajudar nas reflexões sobre a importância e a relevância da construção de sua Linha do Tempo.
2- O desenvolvimento deverá conter os fatos históricos selecionados pelo aluno (parte superior da folha) e as relações diretas ou indiretas que esses fatos possuem com a trajetória individual do aluno (parte inferior da folha). Cada folha deverá representar 4 anos e os fatos históricos e familiares devem representar esse período de tempo, isso significa dizer que não é necessário apresentar um fato histórico por ano.
3- Na parte da Coleta e Comparações de Dados existe uma série de cálculos que devem ser realizados mas não serão registrados no trabalho. Os cálculos que serão registrados são: horas de vida, segundos que dormiu, comparação entre a sua altura, seu peso, escolaridade e altura, e o peso e escolaridade de seus pais quando tinha a  mesma idade e tempo de uso da internet. Todos esses dados devem ser registrados na parte superior da folha e na parte inferior você deve realizar as seguintes reflexões:
·         Razões das diferenças e semelhanças encontradas entre seus dados e de seus pais (condições históricas, sociais e econômicas que permitiram essas diferenças ou semelhanças).
·         Análise qualitativa do tempo gasto na internet e como esse tempo ajudou na construção de sua identidade.
4- No item Comparações, Reflexões e Análises o aluno deverá construir um texto comparativo entre sua própria história e a história de seus responsáveis. Para essa comparação, deve-se levar em consideração as mudanças na percepção da infância, liberdade, questões de gênero, sexualidade, casamento, divórcio, pecado, linguagem etc. O texto pode ser ilustrado com imagens e fotografias, desde que estejam relacionadas diretamente ao seu conteúdo. Mínimo de 20  linhas. Nessa hora, a ajuda de seu responsável e importantíssima. A lista abaixo pode ajudar você a estabelecer alguns referenciais de comparação entre as gerações:
a)      Saúde
b)      Moradia
c)       Transporte
d)      Emprego
e)      Respeito
f)       Alimentação
g)      Namoro
h)      Lazer
i)     Educação Escolar (respeito, distância, brincadeiras, tarefas, compromisso, castigos e envolvimento dos pais)
j)        Estrutura familiar (nº de filhos/irmãos)
k)      Tecnologias
l)        Segurança/violência
5- Na conclusão, o aluno deverá apresentar as principais aprendizagens construídas durante o trabalho de elaboração, pesquisa, organização e confecção de sua Linha do Tempo.

 PENSEM NISSO...
"A história por ela mesma nos covida a uma tomada de consciência, um pensar historicamente e não apenas pensar...O historiador precisa ser antes de tudo um apaixonado pela história, ter-se como sujeito da história e perceber que é também no seio da vida cotidiana, mergulhados nos anseios diários que construimos e reconstruimos a História."

9 comentários:

  1. prof tem a fonte certa para fazer a linha do tempo digitada?

    ResponderExcluir
  2. Professor Rogério, ainda tenho uma dúvida: Suponhamos que eu nasci em dezembro de 1996, o fato relacionado precisa ter ocorrido depois disso? Ou pode ser um fato ocorrido em setembro, por exemplo?

    ResponderExcluir
  3. Não definimos fonte adequada para esse trabalho. Então fica a seu critério essa escolha.
    Com relação à segunda questão, é possível que um fato ocorrido antes de seu nascimento tenha interferido na vida de sua família e consequentemente na sua também, então é possível analisá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Professor, bom dia!
    Gostaria de tirar um duvida, os fatos mundiais tem que ser relacionado com minha vida? Ex.: guerra no afeganisão, o que eu vou falar que foi relacionado com minha vida. Tamos varios fatos do mundo mais NUNCA é relacionado com minha vida. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  5. Procure outros fatos históricos. Podem ser nacionais ou regionais, dados estatísticos, noticias que de certa forma mudaram a forma de pensar de sua família em determinado contexto.

    ResponderExcluir
  6. Prof. Rogerio:
    No caso das fotos(ilustração) é necessario ser fotos minhas ou daquela epoca?
    Como por exemplo: uma viagem q deixamos de fazer por causa do acidente da gol(vôo 1907) não tem fotos para isso, poderia colocar uma foto retirada da internet q tenha haver com o fato?

    ResponderExcluir
  7. Iuri, são duas coisas distintas. Na parte inferior, você pode colocar qualquer imagem representativa do fato, desde que apresente uma leganda. Na parte inferior você vai colocar qualquer foto sua que tenha sido tirada no período indicado na folha.

    ResponderExcluir
  8. Prof. o q eu faço se eu não tiver uma foto minha daquela epoca?
    Uso uma da internet?

    ResponderExcluir
  9. Por que não tem?
    Se o problema for scanner, tire uma foto da foto e transforme em arquivo.
    Se o problema for outro, você pode copiar uma foto semelhante ao contexto em que vivia na época e escrever na legenda da foto "imagem retirada do site... representativa da minha família em .... pois não temos fotografias desse período por ...

    ResponderExcluir