terça-feira, 1 de março de 2011

ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO - LINHA DO TEMPO

 1) Tema: LINHA DO TEMPO - A construção do sujeito histórico
  
2) Objetivo: Provocar uma análise histórica, relacionando sua história particular a acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais rumo à construção de uma percepção mais crítica de seu passado, presente e as diferentes possibilidades de futuro. Propiciar ao aluno uma experiência prática relacionada a dois objetos de estudo apontados pelos Pressupostos Teóricos do PAS: “O SER HUMANO COMO UM SER NO MUNDO”; “INDIVÍDUO CULTURA E IDENTIDADE”.

3) Instruções:
a) O trabalho consiste na elaboração de uma LINHA DO TEMPO particular.
b) O trabalho será dividido em:

·         Capa: Deverá conter o título do trabalho (Linha do Tempo) centralizado. No canto superior esquerdo, os seguintes dados: nome da escola; no canto inferior direito, nome, número e turma. Na capa, desenhos e ilustrações são opcionais.

·         Introdução: Espaço reservado para o aluno apresentar as “intenções” do seu trabalho, antecipar algumas informações e alimentar a curiosidade do leitor sobre o conteúdo do trabalho.

·         Desenvolvimento: Momento do trabalho em que o aluno apresenta sua trajetória particular (quatro anos em cada página). Divididas ao meio, cada página do trabalho deverá conter, na parte superior, os principais acontecimentos sociais, econômicos, esportivos, artísticos, etc. que ocorreram no Brasil e no mundo durante o período citado. Na parte inferior, deve conter a trajetória histórica individual, o contexto familiar, social, econômico, religioso, etc. que permitiram a construção da identidade do autor do trabalho. Desenhos, fotografias, imagens, devem, obrigatoriamente, ilustrar as informações apresentadas nessa etapa do trabalho.

·         COLETA E COMPARAÇÕES DE DADOS:
Nesta etapa do trabalho, o aluno deverá dividir a folha em duas partes e apresentar os seguintes dados na parte superior:
a) apresentar o cálculo da quantidade de horas que ele viveu sob forma de notação científica, conforme os conhecimentos ensinados nas aulas de Física. O cálculo será feito do dia do seu nascimento até o dia 31 de dezembro de 2010. Deve constar o número inteiro e a notação científica.

b) Considerando que o brasileiro dorme, em média, 8 horas por dia, e levando-se em consideração a quantidade de horas que você teve de vida, apresente, sob forma de notação científica, quantos segundos você já dormiu em sua vida. Deve constar o número inteiro e a notação científica.

c) Fazer uma comparação, em porcentagem, referente à altura, ao peso e ao nível de escolaridade entre você e seus responsáveis, quando seus pais tinham a mesma idade que a sua atualmente.

d) Considerando que um brasileiro usa a “internet”, em média, 2 horas por dia, e que você, teoricamente, passou a usá-la após os 7 anos de idade, calcule quanto de tempo de sua vida foi usado para acessar a “internet”. Apresente o resultado em minutos.

Na parte inferior, o aluno deverá elaborar uma reflexão sobre sua condição de vida atual, a partir dos dados apresentados:
a) comparando as condições históricas que permitiram as diferenças entre os dados coletados com a família e sua atual situação de vida de acordo com os seguintes dados: peso, altura e escolaridade.

b) como foram aproveitados os minutos que você passou navegando pela “internet” e como o seu uso influenciou na construção de sua identidade.

·         Comparações, reflexões e análises: Etapa do trabalho em que o aluno deverá construir um texto comparativo entre sua própria história e a história de seus responsáveis. Para essa comparação, deve-se levar em consideração as mudanças na percepção da infância, liberdade, questões de gênero, sexualidade, casamento, divórcio, pecado, linguagem etc. O texto pode ser ilustrado com imagens e fotografias, desde que estejam relacionadas diretamente ao seu conteúdo. Mínimo de 20  linhas e, necessariamente, construído com o responsável.

·          Conclusão: Na conclusão, o aluno deverá apresentar as principais aprendizagens construídas durante o trabalho de elaboração, pesquisa, organização e confecção de sua Linha do Tempo.

4) Avaliação: O trabalho será avaliado pelos professores, da seguinte forma:


ü  Respeito aos aspectos formais do trabalho;
ü  Introdução e Desenvolvimento apresentados de forma criativa, reflexiva e conceitualmente adequada,  segundo as orientações contidas neste roteiro e nas explicações dadas em sala pelos professores;
ü  Na parte COLETA E COMPARAÇÕES DE DADOS os cálculos devem estar corretos, apresentados sob forma de notação científica (na parte superior) e com análises lógicas e coerentes (na parte inferior);
 
ü  Texto Comparações, Reflexões e Análises permitindo ao leitor traçar um paralelo entre as semelhanças e diferenças, entre a forma de agir e pensar de pessoas que viveram contextos históricos distintos;
ü  Qualidade e profundidade da Conclusão;
Obs.: 1) Após a correção, a nota será convertida de acordo com o valor atribuído por cada professor participante.
          2)  Cada professor participante orientará, em sala,  os alunos sobre a pontuação em sua disciplina.

5) Disposições gerais:
ü  Este roteiro poderá sofrer alterações para atender necessidades específicas.
ü  O trabalho deverá ser entregue ao representante da turma no 2º intervalo do dia 04 de abril (mesmo que você não tenha aula de nenhum dos professores responsáveis pelo trabalho) e o representante deverá entregar ao professor (definido posteriormente) no 1º intervalo com a lista contendo nome dos alunos que entregaram o trabalho.
ü  Caso você entregue o trabalho na Assistência ou na Direção, o trabalho não será corrigido e pontuado pelo grupo de professores.
ü  O trabalho deverá ser apresentado com as folhas de papel A4, coladas umas às outras, na posição paisagem.


6) Apoio Pedagógico:
ü  Durante a semana, em horário contrário, o professor atenderá os grupos para esclarecimento de dúvidas e orientações.

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

CEMTN, 01 de março de 2011.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Professor ,ficou bem legal essa questão da linha do tempo . Muito Obrigado , vai ajudar bastante quem não tem noção de como fazer !

    ResponderExcluir
  3. Prof. o aulão para mm foi uma coisa mais teórica!
    Vcs (professores) ainda vão explicar sobre a linha do tempo? Pois ainda fiquei meio confuso!!

    ResponderExcluir
  4. Continuaremos a explicar em sala. Mas o "grosso" do trabalho - relações fatos históricos e particulares - foi demonstrado no aulão, exatamente para você aproveitar o carnaval para adiantar a parte mais importante. Qualquer dúvida você pode usar esse espaço para fazer perguntas ou solicitar esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  5. c) Fazer uma comparação, em porcentagem, referente à altura, ao peso e ao nível de escolaridade entre você e seus responsáveis, quando seus pais tinham a mesma idade que a sua atualmente.

    Poxa essa parte nao entendi como vou fazer essa comparaçao e como vou fazer a porcentegem.. Seria um grafico mostrando a porcentagem entre eu e minha mae? explique direito essa parte se for pocievel.^^


    Fernando 1ºH

    meu trabalho ja ta quase todo pronto. so falta mesmo as 3 ultimas folhas... e vim aki tirar duvida dessa parte.. e quando vi o vidio.. eu vi que fiz uma coisa errada, e acho que vc's poderiam relevar, pq tipo. Eu nao coloquei a capa no verso da introduçao. eu coloquei tudo no mesmo lado. Capa, introdoçao, desenvolvimento, etc...

    vou perder ponto se entregar assim?

    Aguardo resposta..

    Des de já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Oiii professor tudo bem com o senhor???
    eu to com uma duvida,que dizer eu e uma
    amiga minha agente que saber se no trabalho
    a linha do tempo a folha é deitada,de lado,
    capa tudo e pode ser digitado???ou é manuscrito???obrigada o senhor é o melhor prof.de suas alunas michelly e sarah.(1°I)...
    bom carnaval,um abraço

    ResponderExcluir
  7. Fernando, ainda temos tempo para ver seu trabalho. O fato da capa ficar no verso é para facilitar a identificação e organização do trabalho. Aconselho que vá até a escola e leve sua linha do tempo para que possamos analisá-la antes da data de entrega, assim, se for necessário modificá-la você ainda terá tempo.

    ResponderExcluir
  8. Sarinha a folha é mesmo "deitada" e o trabalho pode ser digitado ou manuscrito, desde que esteja esteticamente e conceitualmente correto. Obrigado pelo elogio e um ótimmo carnaval para vocês também. Qualquer dúvida é só "gritar".

    ResponderExcluir
  9. Professor, quando eu for relacionar um fato a minha vida tem que ser o que influenciou naquela época ou pode ser nos dias atuais? Por exemplo, um fato que ocorreu em 2000, eu tenho que pôr o que influenciou naquele ano ou posso colocar o que influencia atualmente na minha vida?

    ResponderExcluir
  10. Preciso ver seu trabalho para compreender melhor o que está me dizendo. De qualquer forma, você pode colocar o fato histórico na folha correspondente ao conjunto de 4 anos em que ele (o fato) ocorreu e na parte inferior revelar a influência que ele teve, e tem até hoje, em sua trajetória particular.

    ResponderExcluir
  11. Ah, entendi! Obrigado, professor.

    ResponderExcluir
  12. PROFESSOR PRECISO SABER UMA COISA, COMO FAÇO PARA COMPARAR, EM PORCENTAGEM, MINHA ALTURA, PESO E NIVEL DE ESCOLARIDADE MINHA E DE MEUS RESPONSAVEIS QUANDO ELES TINHAM MINHA IDADE? NÃO CONSIGO FAZER ESSA!

    ResponderExcluir
  13. POR FAVOR, ME AJUDE PROFESSOR, NÃO CONSIGO FAZER A LETRA C.

    ResponderExcluir