quarta-feira, 21 de abril de 2010

Malhação X Experiência com Macacos

O aluno Eduardo da turma "O" sugeriu a leitura de um texto que descreve uma experiência com macacos, resolvi associá-lo a uma resenha de um dos capítulos da malhação, na tentativa de exemplificar como os Fatos Sociais são transmitidos de maneira subjetiva nessa "novela" e que relações existem entre Malhação e a experiência com os macacos. Reparem na descrição da dinâmica social da sala, no papel do professor, na "naturalização" do que importa na escola, mas sobretudo, na solução encontrada por Valentina para resolver seus problemas...














Quando Valentina entra na sala de aula, os alunos já zoam a gatinha: “Valentina?! Veio de roupa hoje?! Mostra aquela lingerie pra gente, mostra!”. Outro garoto vai na onda do primeiro: “É, tira a roupa! Tira, tira, tira!”. Valentina quase chora de ódio. Por que Lucca tinha que ter enviado aquelas fotos comprometedoras para os celulares de todos mundo?

Assim que percebe a zoação, Lucca toma as dores da ex e avança para cima dos moleques: “Seus idiotas! Não têm mais nada o que fazer, não, é?”. Mas os alunos se fazem de desentendidos e Lucca bufa de raiva. Ele vai saindo da sala, mas Casca chega para dar aula e o impede.

“Eu tenho que resolver um probleminha”, diz Lucca, tentando dar a volta pelo professor. “Nada disso. Agora você só vai resolver probleminhas de química. Pode sentar!“. Lucca volta para a carteira, contrariado. “Ok, pessoal. Hoje a aula vai ser quente! Vou falar de fogo, de calor, da fundamental ‘termoquímica’! Apostilas na carteira, gente...”, começa o professor. Lucca fica chateado, olhando feio para os dois que zoaram Valentina.
Lá fora, no corredor do colégio, Valentina chora escondida num cantinho: “Como é que isso foi acontecer comigo?! Por que eu tirei aquela foto?! Por que o Lucca tinha que fazer isso?!”. Ela está confusa e sozinha. A única saída que consegue pensar é sair do colégio.



Experiência com Macacos

Comece com uma jaula contendo cinco macacos. Dentro da jaula, pendure um cacho de banana numa corda e coloque uma escada debaixo dele. Em breve, um macaco irá até à escada e começará a subir em direção às bananas. Assim que ele tocar na escada, todos os outros macacos são pulverizados com água gelada. Após um tempo, outro macaco fará uma tentativa com o mesmo resultado, e todos os outros macacos são pulverizados com água gelada. Em pouquíssimo tempo os macacos tentarão impedir que isso aconteça.

Agora, deixe a água gelada de lado. Remova um macaco da jaula e substitua-o por um outro. O novo macaco vê a banana e deseja subir na escada. Para sua surpresa e horror, todos os outros macacos o atacam. Após outra tentativa e ataque, ele descobre que se tentar subir na escada, será atacado.

Em seguida, remova outro dos cinco macacos originais e coloque um novo. O recém-chegado vai à escada e é atacado. O novato anterior participa da punição com entusiasmo! Da mesma forma, troque o terceiro macaco, e o quarto, e o quinto.

Toda vez que o macaco mais recente chega à escada, é atacado. A maioria dos macacos que está batendo nele não tem idéia do porquê não é permitido subir na escada, ou por que está participando no espancamento do macaco novato. Depois de substituir todos os macacos originais, nenhum dos macacos restantes jamais foi pulverizado com água gelada. Apesar disso, nenhum macaco jamais se aproximará novamente da escada para tentar pegar as bananas.

E por que não? Porque, até onde eles sabem, é assim que as coisas sempre foram feitas por aqui.

Ajuda a entender muita coisa, não acham?

PS: Obrigado novamente Eduardo!!

3 comentários:

  1. Obrigado professor por ter lido esse texto sobre os macacos e tê-lo colocado aqui no Blog.

    Quando vi esse texto dos macacos, veio a minha cabeça quase que instantaneamente o que o senhor nos havia ensinado em sala de aula, os fatos sociais.

    Em nossa sociedade, nós já nascemos sobre determinadas "regras". Varias vezes na vida queremos quebrar essas "regras" mas a sociedade nos impede. Muitas vezes, assim como na história dos macacos, nem nós nem a sociedade sabe por que agimos de certa maneira, mas mesmo assim iremos obedecer essas "regras" que ninguém sabe de onde surgiu.

    Essas "regras" são os fatos sociais, que mesmo sem nós conhecermos a sua origem, fazem parte das nossas vidas. Por isso é importante conhecer os fatos sociais e desnaturaliza-los.

    Sem dúvida a Sociologia se tornou a minha matéria favorita. Como eu digo pros meus amigos: "Sociologia e Filosofia são para toda a vida, o resto é só para passar na Faculdade"

    ResponderExcluir
  2. Sou meio suspeito, mas concordo plenamente quanto à Sociologia!!

    ResponderExcluir
  3. cara isso é fabuloso, pois nos mostra como a sociedade age hoje em dia

    ResponderExcluir