quinta-feira, 18 de março de 2010

Estudo de caso (documentário Dan o Lutador)


1- Identifique, no documentário, cinco situações que poderiam ser objeto de estudo das Ciências Sociais.
2- Indique três fatos sociais que são apresentados no filme.
3- Durante o documentário você percebeu a existência de isolamento social por atitudes de ordem individual ou social. Exemplifique essas atitudes, explicando suas conseqüências.
4- A mãe de Dan se recusou a aceitar a idéia de que era natural que seu filho permanecesse em uma escola exclusiva para pessoas com necessidades especiais. Compare a atitude da mãe de Dan com a função da Sociologia.
5- De exemplos de dois contatos sociais primários e dois contatos sociais secundários que ocorreram no filme, explicando a diferença entre os dois tipos de contatos sociais.
6- Identifique, no mínimo, três atitudes éticas e três atitudes morais encontradas no documentário.
7- Antes do início do documentário o professor solicitou que você escrevesse três situações que dificultam sua vida. Escreva um pequeno texto comparando as suas dificuldades com as dificuldades enfrentadas por Dan. Atenção, o uso dos conceitos sociológicos é obrigatório!

9 comentários:

  1. Reginaldo Fernando 1ºG

    Documentario Muinto Interessante , faaz agente repensar maais em noossa viida, poois o que axamoos o que é Impossivél para ele , simplismente ele coonsegue fazeer muintaaas coisas que naoo coonseguimoos fazer, ele nãao reclamou de suua vida. naoo desistiiu maas lutou até consequiir seus objetivoos...
    muintoo interessante taambeem essas queestões ;D

    ResponderExcluir
  2. davi 1° F
    eae professor eu tenho um video interesante esta ai o link: http://www.youtube.com/watch?v=KDLvlicXBV8

    ResponderExcluir
  3. Reginaldo, espero que esse vídeo provoque uma porção de inquietações em cada um de vocês, mas sobretudo permita que, em suas ações, ele esteja sempre presente!

    ResponderExcluir
  4. Querem Quetsia 1ºM

    Podemos tirar desse documentário que nos tb podemos vencer na vida, nos somos capazes de passar na UNB, mais infelizmente muitos desistem no meio do caminho e julgam nao serem capazes, nao e bem assim que devemos pensar. Cada vez que cairmos em meio a um obstáculo devemos nos levantarmos sempre e seguir em frente. temos que tirar dos nossos obstáculos forcas para termos as vitórias, isso que o Dan teve de lutar ate o fim pelos seus objetivos poucos fazem e o pior nao e quando perdemos uma luta e sim quando desistimos de lutar!

    ResponderExcluir
  5. Gostei! Na prova tivemos o exemplo do garoto sofá, que abre mão de todo o poder que descobriu que tinha, e escolhe continuar dependente da mãe e da TV!
    Saiam do sofá, assumam logo a direção de suas vidas!!!

    ResponderExcluir
  6. http://www.youtube.com/watch?v=AZsguPBp0EM&feature=player_embedded#

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. TYTY DE BEM COM A VIDA11 de junho de 2010 01:13

    PARABÉNS PROFESSOR!!!

    É ASSIM QUE SE FAZ EDUCAÇÃO. REPENSANDO O ONTEM, ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS ENVOLVENTES, EDIFICANTES E ANALÍTICAS PARA QUE OS NOSSOS ALUNOS POSSAM EXAMINAR CRITICAMENTE O PRESENTE E CONSTRUIR UM FUTURO POSSÍVEL.

    ResponderExcluir